Pôncio Pilatos é
personagem bíblica com historicidade confirmada pelos autores judeus Filon de
Alexandria e Flávio Josefo, além de por uma pedra, encontrada, em 1961, nas
ruinas de Cesareia Marítima, que identifica seu nome com a função de Praefectus da Judeia.
D. Dilma, por sua
vez, é personagem da história do Brasil como presidente da República eleita em
2010, em impressionante fenômeno de imposição política interna (ao Partido dos
Trabalhadores) e transferência de votos dos eleitores do ex-presidente Luís
Inácio Lula da Silva. A historicidade de D. Dilma é comprovada por numerosos
documentos, muitos deles publicados no Diário Oficial, grande parte integrando
as notícias da mídia escrita, falada e televisiva. Entre estes, chama a atenção
a nota, divulgada por “Dilma Rousseff, Presidenta da República Federativa do
Brasil”, que se refere a voto do “senhor ministro Joaquim Barbosa”, proferido na Ação
Penal 470, em julgamento no Supremo Tribunal Federal.
É difícil
estimar qual das duas personagens é mais conhecida entre nós. Sabe-se que nem
todos os cidadãos brasileiros estão suficientemente informados, quanto à
estrutura do Estado, à função dos agentes políticos e, até, ao nome da Chefe de
Estado e do governo que, à época da campanha eleitoral, muita gente simples
referia como “a mulher do Lula”. Creio,
entretanto, que a totalidade dos adeptos brasileiros do cristianismo, em todas
as suas variantes, pelo menos ouviu falar de Pôncio Pilatos, o homem que, na
versão edulcorada de Mateus (capítulo 27), Marcos (capítulo 15), Lucas
(capítulo 23) e João (capítulos 18-19), teria autorizado, docemente constrangido, a crucificação de Jesus.
O uso dessa
linguagem reticente deve-se ao fato de que a historicidade de Pilatos está
estabelecida, mas seu comportamento descrito nos evangelhos canônicos é
curiosamente implausível.
Pilatos era um
militar oriundo da ordem equestre, para quem a prefeitura da Judeia era uma realização
significativa. Não era um estadista nem um político. Sua brutalidade e ausência
completa de sensibilidade apoiam-se em fatos registrados, assim como sua
capacidade de trucidar inocentes sem o menor constrangimento. Embora esse fosse
um comportamento normal para o método romano de dominação, o caso de Pilatos era
suficientemente excessivo para que seu superior, o legado romano da Síria, o
mandasse voltar a Roma, a fim de explicar-se com o imperador Tibério. Este,
entretanto, faleceu, e o destino do prefeito foi resolvido no primeiro ano do
reinado de Calígula.
Discrepa
agudamente do que se sabe do Pilatos histórico a ideia de que tal homem
trataria os sacerdotes e homens do povo com punhos de renda, quase implorando
para que o deixassem salvar aquele que havia mandado açoitar selvagemente, cedendo,
ao final, com relutância, ao brado terrível – sanguis eius super nos et super filios nostros (Mateus 27:25) –
exclamação que, pelos séculos, seria um piedoso fundamento do antissemitismo.
Mais duvidosa se torna a precisão do relato quando nos recordamos de que os
evangelhos foram escritos no final do século I, quando a rebelião na Palestina
havia tornado os judeus inimigos notórios do Império. Nessa mesma época, o
programa paulino de expansão do cristianismo já se havia imposto e seria de
toda conveniência que a “seita dos nazarenos” se distanciasse do judaísmo. Nada,
portanto, mais conveniente que a mensagem: “quem matou nosso Mestre foram os
judeus, não Roma, cujo representante quis desesperadamente protegê-lo”
A narrativa
bíblica, porém, independentemente de sua precisão factual, apresenta um conteúdo
dramático que tem valor em si mesmo como fonte de inspiração e ensinamento.
Reporto-me à narrativa de João. Pilatos teria escrito, para ser afixado na
cruz, o delito que o crucificado havia cometido – Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum (João 19:19). Diante do protesto dos
sacerdotes, que queriam que o prefeito alterasse seu texto, para explicar que o
condenado se dizia rei dos judeus, a
resposta foi: quod scripsi, scripsi!
(João 19:22) – o que escrevi, escrevi!
Esta constatação
teria sido útil a D. Dilma, em uma versão paralela: o que falei, falei! D. Dilma
foi ouvida judicialmente no processo do chamado mensalão e declarou-se “surpresa”
com a velocidade da aprovação de medida legislativa proposta pelo governo em
certa data. Só isso. Isto aconteceu e foi dito pelo ministro Joaquim Barbosa,
relator da Ação Penal 470. Em nenhum momento a cidadã brasileira Dilma Rousseff
que, como qualquer do povo, cumpriu sua obrigação de, legalmente convocada,
esclarecer a Justiça, negou ter proferido as palavras que o ministro relator a
ela atribuiu. Inopinadamente – e eu diria estarrecedoramente, se alguma coisa
ainda houvesse para estarrecer nesta República – ao mesmo tempo em que D.
Dilma, a cidadã, nada teve para questionar, D. Dilma, a presidente da
República, permitiu-se, nessa qualidade, corrigir um ministro do Supremo
Tribunal Federal quanto ao modo como deveria interpretar ou utilizar um
depoimento nos precisos termos em que se encontra no processo.
Pilatos sabia
que o que ele havia escrito, estava escrito. Era um ato perfeito. Como diz o
provérbio, três coisas não podem retornar para serem alteradas: a flecha
lançada, a palavra proferida e a oportunidade perdida. D. Dilma, correndo atrás
da palavra proferida em uma espécie de tentativa de explicar que o que disse,
disse, mas não queria dizer, perdeu a oportunidade de praticar outro ato de
sabedoria de Pilatos, antes da condenação infame. Diz Mateus (27:24): Videns autem Pilatus quia nihil proficeret,
sed magis tumultus fieret, accepta aqua, lavit manus coram turba dicens: “
Innocens ego sum a sanguine hoc; vos videritis! – Então Pilatos, vendo que
nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante
da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso.
Ao contrário do romano, D. Dilma, vendo que nada aproveita, antes a
possível condenação dos “justos” de seu partido torna-se cada dia mais
ameaçadora – uma inovação quase revolucionária neste país das Bruzundangas de
Lima Barreto – em vez de manus lavare
achou-se no direito – e no meu ponto de vista na (duvidosa) obrigação – de afrontar
imprudentemente a independência dos poderes, um dos pilares do Estado
Democrático de Direito. Não fora a
compostura do ministro Barbosa, sabendo controlar seu impulsivo temperamento em
favor de um bem maior, e a sábia tranquilidade do presidente do Supremo, o
ministro Ayres Britto, poder-se-ia estar diante de uma crise constitucional.
Não acredito que ela tenha feito isso porque imaginasse que sua
excelência o ministro relator ou qualquer de seus eminentes pares vá tremer
diante do sobrolho cerrado do Palácio do Planalto, mas porque imagina dever isto
a seu mentor, o ex-presidente Lula, acusado pelo ministro Gilmar Mendes de
tentar interferência explícita na pauta da Suprema Corte, como parte do projeto
de varrer o mensalão para debaixo do tapete político, o que só se obteria mediante
um final jurídico pífio para o rumoroso e volumoso processo.
A passagem dos anos afastou-me a alegria algo pueril de citar a mim
mesmo, no passado, para, corroborado pelo presente, afirmar triunfante: eu não
disse? Portanto, é quase com escusas que relembro ter escrito, em 11 de
setembro de 2010, sob o título D. Dilma, o poste o o cardeal Roncalli, o seguinte: “acredito -- apenas acredito
-- que D. Dilma tentará apaziguar o PT e não decepcionar Lula. Isso
perturbará, talvez, os dois primeiros anos de seu governo. Mas dizem que D.
Dilma tem pavio curto. Vai chegar um momento em que ela vai perceber que não
pode deixar de governar para atender a exigências ideológicas ou fisiológicas
do partido. Um pouco depois, talvez, a notória diferença de capacidade
administrativa (não estou falando de capacidade político-eleitoral) entre D.
Dilma e seu patrono, a favor dela, vai fazer com que ela o decepcione, por mais
que tente não fazê-lo”.
Quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso referiu-se, em artigo
publicado, à “pesada herança” deixada por Lula, D. Dilma apressou-se a
responder, por meio de nota em que elogiava a maravilha transmitida a ela pelo
antecessor. O PT exultou. Lula ficou satisfeito, e D. Dilma também, por ter
marcado um “gol de placa” político-partidário. Isto foi importante, porque a
superioridade administrativa do governo Dilma e, mesmo, sua maior preocupação
ética já causavam desagrado nas hostes do grupo mais chegado ao mítico Luís
Inácio.
Entretanto, D. Dilma parece não ter percebido a diferença entre defender
um líder ou grupo político contra artigo de um oposicionista e criticar o voto
de um ministro do Supremo Tribunal Federal. O ministro Joaquim Barbosa não
inventou nem distorceu o depoimento constante dos autos. Ele o utilizou no seu
voto conforme entendeu adequado. Cabe a seus pares concordar ou não, como,
aliás, tem acontecido. Cabe à defesa dos réus contestar a decisão colegiada
dentro das regras do devido processo legal. É tudo aberto, transparente, com o
amplo direito de defesa sobejamente assegurado. O ministro Joaquim Barbosa não
é infalível, que o diga o ministro Ricardo Lewandowski, que também não o é. Os
debates em plenário, nem sempre propriamente amenos, transcorrem como é natural
entre juízes independentes. O ministério público apresentou seu arrazoado,
acolhido no todo, em parte ou recusado pelos julgadores, considerada a prova
dos autos e a defesa dos réus, formulada por escrito e em sustentação oral.
Tudo isso é normal, assim como normal é, em países civilizados (embora ainda
não usual no Brasil), a condenação de corruptos, quadrilheiros e lavadores de
dinheiro de alto coturno.
Devo confessar que tenho simpatia por D. Dilma e admiro a lealdade
dela, que considero autêntica e sincera, a seu criador político. Entretanto,
como sabe qualquer pessoa razoavelmente instruída, Estado, governo e grupo
político no poder são três coisas diferentes. Ao ser eleita Chefe de Estado e
do governo, ela deixou o papel de mera servidora ou líder consentida do grupo
político no poder para exercer funções constitucionalmente regulamentadas para
o Estado brasileiro e toda sua sociedade. Neste caso, as qualidades da gratidão
e da fidelidade canina a seu mentor deixam de ser positivas para tornarem-se grave
defeito na gestão político-institucional. Se D. Dilma deixar de disputar a
reeleição em benefício do ex-presidente Lula, eu posso lamentar, mas admirarei
e respeitarei o gesto de desapego e disciplina partidária. Entretanto, como presidente
(ou presidenta, como ela prefere) não lhe assiste o direito de praticar atos
que desmerecem sua presidência pelo simples fato de existirem, sem mencionar a inútil
associação de sua imagem a crimes com os quais nada indica que tenha cumplicidade.
Espero que a rápida indicação do ilustre e impoluto ministro Teori Zavascki para a
vaga deixada no STF pela aposentadoria do ministro Peluso não esteja
acompanhada por alguma esperança de aumentarem-se as possibilidades de
prescrição dos crimes que provocaram a Ação Penal 470 em virtude de um eventual
pedido de vistas regimental, o que seria, no caso, perfeitamente justificado
pelo volume do processo. Assim como D. Dilma no caso da aprovação do marco
regulatório do setor de energia elétrica, a presteza da indicação do novo
ministro também surpreendeu muita gente, eu inclusive. A carreira do ministro Teori
Zavascki é, quanto a isso, tranquilizadora. Entretanto, a desastrada nota
presidencial suscita o temor de que sua excelência esteja a entrar em uma
armadilha, na expectativa de ser seu zelo jurídico utilizado para fins alheios
ao caráter e à competência, inequívocos ambos, do eminente magistrado.
A
jornalista Dora Kramer registrou: “Muito já se viu nesse Brasil, mas presidente
da República responder a voto de ministro do Supremo Tribunal Federal, francamente,
é a primeira vez.” Que pena tenha sido D. Dilma a inauguradora dessa aberração institucional!
Ótimo texto.
ResponderExcluirDevo, porém, discordar das assertivas que tratam da implausibilidade ou inexatidão do texto neo-testamentário quanto à postura de Pôncio Pilatos perante Jesus, chamado o Cristo.
Embora uma ou outra fonte histórica possa falar do caráter avassalador e implacável de Pilatos, por que atribuir ou delinear precisamente um perfil psicológico a partir dos primeiros, ignorando também as figuras hiperbólicas ou sintéticas do seu perfil? Nada impede, por exemplo, que seu contato pessoal com o Cristo tenha modificado momentaneamente seu perfil, haja vista que a fama do Cristo nazareno era grande naqueles tempos. A